quarta-feira

SEMINÁRIO ONLINE


Questão individual – Com base no capitulo 3 - Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia, contido no livro: Novas tecnologias e mediação pedagógica de José Manuel Moran, Marcos T. Masetto e Marilda Aparecida Behrens. Campinas, SP: Papirus, 2000. – Coleção Papirus Educação.

Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônica, na sala de aula?

Para que a aprendizagem realmente aconteça, ao fazer uso das tecnologias, é necessário buscar os melhores recursos, fazer um acompanhamento continuo e motivar o aprendiz em direção aos objetivos educacionais. Sendo fundamental ficar atento com o que se pretende que os alunos aprendam. As técnicas deverão ser utilizadas para valorizar a auto-aprendizagem, incentivar a formação permanente, a pesquisa da informação básicas e das novas informações, o debate, a discussão, o diálogo, o registro de documentos, a elaboração de trabalho, a construção da reflexão pessoal e também para o desenvolvimento da interaprendizagem. È essencial à atenção para a variação das técnicas conforme a abrangência do processo de aprendizagem, pois uma ou duas técnicas, repetidas vezes, podem desestimular o aluno.


Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto ?


É muito importante que o professor seja um facilitador no processo da aprendizagem, colaborando com o aluno para que alcance seus objetivos.

A esse profissional mediador são requeridos algumas características: assumir que o aluno é o centro desse processo e é em função dele que o professor irá fazer seu planejamento; aprimorar a relação com o aluno, buscando sempre um tratamento de empatia; co-responsabilidade e parcerias, planejamento das atividades, realização e avaliação; considerar o aluno como adulto, quando se encontrar no ensino superior; ter domínio profundo de sua área de conhecimento, demonstrando competência atualizada quanto às informações a aos assuntos afetos a essa área; criatividade , como uma atitude alerta para buscar, com o aluno, soluções para situações novas e inesperadas; disponibilidade para o diálogo; subjetividade e individualidade e comunicação e expressão em função da aprendizagem.

È requerido, também, trabalhar de várias formas até que o aluno chegue a produzir um conhecimento significativo para ele, ajudando-o a compreender a realidade humana e social, e tornando consciente que pode interferir nela.

Por um lado temos diálogo, debates, participação em classe, perguntas instigadoras, perguntas que provoquem reflexão, análise e comparação sendo exemplos das chamadas estratégias “convencionais”, por outro lado temos as chamadas de “novas tecnologias”, sendo voltada para o uso da informática, do computador, da internet, do CD-ROM, da hipermídia, da multimídia, de ferramentas para educação a distância – como chats, grupos ou listas de discussão, correio eletrônico, ambas podendo contribuir significativamente na prática da mediação pedagógica.

Planejar, também, é preciso, visando os detalhes de modo a integrar as atividades na busca dos objetivos pretendidos e que as técnicas escolhidas colaborem para que a aprendizagem aconteça.

A educação a distância é um exemplo onde uma técnica se liga a outra, e a interação das várias técnicas é que dá consistência ao processo.