sexta-feira


Texto Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica -

Do livro: O computador na Sociedade do Conhecimento – José Armando Valente (org.)


Foi a partir da década de 50 que começou a comercialização dos primeiros computadores, com o intuito de armazenar informação e transmiti-la. Já no Brasil, surgiu impulsionado por algumas universidades. Não demorou muito e surgiram, também, as primeiras experiências do seu uso na educação.
Tais experiências tinham como objetivo colaborar com o aluno na construção do conhecimento. Assim, o computador passou a ser uma máquina de interação e reflexão. No entanto, seu uso, com base nesta concepção, suscitou uma série de desafios. Requerendo a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, e um novo olhar sobre o papel do professor.
Necessitando que a formação do professor perpasse o envolvimento relacionado ao conhecimento sobre computadores. Ele agora precisa vivenciar experiências que constrói conhecimento sobre as técnicas computacionais, compreender a importância de integrar o computador na prática pedagógica e assumir uma postura quanto à superação de barreiras. Envolvendo, assim, alunos, professores, administradores, comunidade, pais, ou seja, a escola no geral.

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