terça-feira

Os PROJETOS de trabalho e a NECESSIDADE de Transformar a ESCOLA (II)






Este texto é de Fernando Hernandez, Professor da Universidade de Barcelona. Publicado na revista Presença Pedagógica v.4 n.21 mai./jun. 1998


Um dos problemas apontado pelo autor é a “gramática curricular”, por fazer com que as matérias sejam separadas e fragmentadas, dificultando a interação entre as disciplinas e limitando a possibilidade de transformação do conhecimento no espaço escolar.

É fundamental reconhecer a realidade dos alunos para que a aprendizagem possa ser construída com um olhar transformador.

“Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos mas complexas interações entre personalidades, interesses, contextos sociais e experiências de vida.” (1998:31)

É necessário também perceber que interdisciplinaridade envolve pontos de vista e perspectiva diferentes. Quanto aos temas de estudos o autor considera que o eixo comum está na busca de relações entre as disciplinas e o confronto.

O autor pontua algumas características que podem ser utilizadas como marco na construção de projetos de trabalho:


1- Um percurso através de um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica (como contraste de pontos de vista). Este tema-problema pode partir de uma situação que algum aluno proponha na classe ou pode ser sugerido pelo professor.

2- Uma atitude de cooperação, em que o professor é um aprendiz e não um especialista.

3-Um processo que busca estabelecer conexões entre os fenômenos e que questiona a idéia de uma versão única da realidade.

4-Um trabalho em que cada etapa é singular e nela se ocupam com diferentes tipos de informação.

5-Um professor que ensina a escutar: com o que os outros dizem, também podemos aprender.

6-Alunos que apresentam várias formas de aprender o que queremos ensinar (e não sabemos se aprenderão isso ou outras coisas).

7-Uma aproximação atualizada dos problemas das disciplinas e dos saberes.

8- Uma forma de aprendizagem em que se leva em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem ocasião para isso.

9- A aprendizagem que está vinculada ao fazer, à atividade manual e à intuição.


É de suma importância que todo esse percurso seja considerado um processo e não algo que chegou ao fim.

2 comentários:

  1. Olá, como conseguir este artigo na íntegra ? Obrigada.

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  2. Boa noite , esta entrevista de Hernandez está completa ,ou não ? Se não está ,como posso ter acesso a entrevista completa ?
    Boa noite e obrigada.
    Maria Aparecida Santana Gomes

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