terça-feira

Projeto - Aula de Ciências

Aprendendo a Comer


Componentes do Grupo:

Adriana
Deise Kinsk
Michelly Dolino
Tâmara Fernandes
Valter Feliciano


1 ª fase:




  • Apresentar um vídeo que contextualize a importância dos alimentos saudáveis e os benefícios para a nossa saúde. O professor deve colher opiniões dos alunos sobre o vídeo apresentado. O vídeo é utilizado com intenção de mostrar que não é apenas a forma escrita que pode ser considerada fonte de conhecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8


  • Desenvolver uma cruzadinha com alimentos e a importância de seus nutrientes. Neste momento o professor irá reforçar os conhecimentos aprendidos com o vídeo.


2ª fase:



  • Fazer uma retrospectiva da aula anterior, reforçar alguns conceitos com alunos. Questionar os alunos sobre os alimentos que mais gostam quais características de cada alimento, quais receitas eles conhecem com esses alimentos.

  • O professor ensinará como os alunos podem pesquisa uma receita na internet, que depois será preparada por eles, ou então o professor pode direcionar uma receita mais especifica um exemplo: salada de frutas. Depois a sala decidirá qual receita preparar.
Salada de frutas


· mamões papaia pequenos
· 1 laranja média
· 5 bananas
· 2 maçãs
· 5 morangos maduros
· 1 pêssego
· 10 grãos de uva (qualquer variedade)
· 1 caixa leite condensado
· 10 cubos de gelo
· 1/2 colher (sopa) canela em pó





  • Aproveitando o momento que os alunos estão interagindo na internet, o professor pode apresentar um jogo sobre o tema trabalhado, ou pode também ensinar os alunos a pesquisarem jogos educativos


http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html



3ª fase:

  • Preparação da receita sugerida pela sala. Nesta atividade os alunos serão direcionados para a cantina da escola. O fato de trabalhar vários aspectos dentro da matéria ensinada desperta o interesse dos alunos, principalmente quando propomos a aprendizagem em diferentes espaços.



4ª fase:

  • Propor para os alunos a construção de uma horta, para perceberem as diferentes fases de crescimento do alimento. Acompanhar o crescimento e postar as fotos no blog que o professor pode criar para interagir a turma. Dependendo do tamanho da horta e da sua produção, o professor depois pode fazer alguma receita com os alimentos



Exemplo: Plantar milhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário